sexta-feira, agosto 30, 2013


Filmes sobre a Revolução Industrial

0
  •   Lola Montes, de Max Ophuls
  • Germinal, de Claude Berri, com Gérard Depardieu
  • Oliver Twist, de David Lean 
  • Daens, Um Grito de Justiça, de Stijn Coninx
  • Tempos Modernos, de Charles Chaplin
  • Oliver Twist (2005), de Roman Polanski
  • Pelle, o Conquistador, de Billie August
  • Os Miseráveis (2012), de Tom Hooper, adaptado da obra de Victor Hugo
 
 


 
Postado por:Mariana Ferraz

quinta-feira, agosto 29, 2013


0


Esse vídeo é muito interessante e tem uma explicação muito boa.



Postado por:Isabela Alonso

quarta-feira, agosto 28, 2013


0

 James Watt, engenheiro mecânico e inventor, foi de fundamental importância no aperfeiçoamento da máquina a vapor durante a Revolução Industrial.

James Watt

Postado por: Thuany Maiorali


segunda-feira, agosto 26, 2013


Condições de vida na Revolução Industrial

0
Durante o início da Revolução Industrial, os operários viviam em condições horríveis. Muitos dos trabalhadores tinham um cortiço como moradia e ficavam submetidos a jornadas de trabalho que chegavam até 80 horas por semana. O salário era pouco, e tanto mulheres como crianças também trabalhavam, recebendo um salário ainda menor.




Postado por: Amanda Scola

domingo, agosto 25, 2013


O trabalho infantil na Revolução Industrial

0
Durante a Revolução houve uma grande oferta de emprego nas fábricas, e o trabalho artesanal desenvolvido pelas famílias já não era páreo para a produção industrial e assim as pessoas foram praticamente obrigadas a desistir de tal trabalho e partir rumo as indústrias.
O trabalho de uma só pessoa não era suficiente para suprir as necessidades de uma família, fazendo assim mulheres e crianças trabalharem sob condições rígidas e desumanas.
Como o salário era baixo e as famílias precisavam sobreviver de alguma maneira, então todas as condições de trabalho eram aceitas, com cargas horárias excessivas, multas para eventuais falhas e um salário miserável.A situação foi se agravando à medida que os avanços tecnológicos permitiram a substituição parcial da mão-de-obra adulta pela infantil
As crianças obedeciam facilmente as ordens que um adulto dificilmente obedeceria, poderiam ser facilmente controladas, custavam menos pois recebiam salários menores e poderiam ser pagos somente com alojamento e alimentação.
Essas crianças eram submetidas à condições absurdas de vida; ocorriam muitos acidentes como dedos arrancados e membros esmagados pelas máquinas devido ao sono e ao cansaço das crianças, muitas vezes nas indústrias eram usados chicotes para acordar e forçar as crianças a trabalhar, se tentassem fugir eram colocados ferros no pés, eram abusadas sexualmente.
Esse tipo de abuso prejudicava muito a formação das crianças.
Ao sair da fábrica,essa pessoas não tinha condições de trabalhar em outro lugar pois era totalmente ignorantes e corrompidos, podendo assim somente continuar a trabalhar na fábrica.



Postado por: Bianca Diniz 

sexta-feira, agosto 23, 2013


Origem da Revolução Industrial

0
No final do século XVIII, começando pela Inglaterra, a sociedade européia passou por uma profunda transformação.A produção de produtos deixou de depender do esforço físico humano devido a utilização das máquinas.Começava a era da indústria e da velocidade, na qual os maiores símbolos foram as ferrovias e as fábricas.



Postado por:Mariana Ferraz

quarta-feira, agosto 21, 2013


Revolução Industrial nos dias de hoje

0
Desde o século XIX até os dias de hoje não ocorreram grandes mudanças nos meios de produção, até que no final do século XX foram descobertas novas formas de carbono;(as outras formas já conhecidas eram grafite e diamante). Os fulerenos são arranjos de átomos de carbono na forma de “bolas de futebol” enquanto os nanotubos são tubos de carbono com um diâmetro extremamente pequeno, de alguns nanômetros.
Nesses materiais tão pequenos, a física que conhecemos do dia-a-dia é falha, e os materiais são regidos por uma outra teoria, chamada de mecânica quântica.Fizeram os cientistas passarem dias e noites estudando esses materiais pequenos em tamanho, mas de grande importância científica, criando assim o que é conhecido como nanociência. E os estudos sobre esses materiais proporcionaram a comprovação de algumas teorias, e um grande aumento no desempenho dos materiais.
De olho nesses resultados científicos, empresários empenham muito do seu tempo (e do dinheiro também) para tornar seus produtos mais eficientes e, portanto, mais atraentes para o consumidor. Essa é a nova revolução industrial, a revolução da nanotecnologia. Para nós existe uma vantagem, enquanto conhecemos a primeira revolução industrial através dos livros de história, estaremos vivenciando a revolução nanotecnológica, e desfrutando dos benefícios que ela nos trará. Se na primeira revolução industrial a palavra chave foi produtividade, nessa será performance. Por exemplo, os dispositivos eletrônicos serão cada vez menores, mais rápidos e eficientes, e o melhor, consumindo menos energia. No futuro será possível fazer transistores comerciais (dispositivo estratégico na eletrônica moderna) utilizando apenas um nanotubo como “porta” (gate) do dispositivo. Apenas como um exemplo, isso tornará os processadores de computador ainda mais rápidos.
Um estudo da Fundação da Ciência Nacional dos Estados Unidos (USNSF) estima que até 2010 todo o mercado baseado em semicondutores ( todos os equipamentos eletrônicos que possuímos em casa) estará utilizando a nanotecnologia. Nanotubos de carbono também serão utilizados como emissores de televisores de alta definição. Isso possibilitará que nossas TVs sejam mais finas que uma folha de papel e também flexíveis. Assim, poderemos levar nossa televisão enrolada em uma caneta e assistir aos programas em qualquer lugar (recebendo um sinal de alta definição via satélite).
E não será apenas a indústria de eletrônicos que dependerá da nanotecnologia. Com o desenvolvimento de outros materiais nanométricos a indústria farmacêutica desenvolverá remédios mais eficientes e com menos efeitos colaterais utilizando “drogas inteligentes” que “sabem” que pontos devem ser atacados e que pontos não devem ser atacados dentro do nosso organismo. A nanotecnologia aplicada à medicina permitirá que as cirurgias sejam mais precisas,aos pacientes e com mínimas possibilidades de erro humano. E a lista de potenciais aplicações da nanotecnologia cresce diariamente (provavelmente neste tempo em que você está lendo essa matéria uma nova aplicação tecnológica dos nanomateriais foi desenvolvida). Como exemplos, tintas com melhor poder de recobrimento, sensores de incêndio até 1.000 vezes mais rápidos que os atuais, células solares com maior eficiência de conversão de energia, baterias de celulares que duram até 1 mês sem precisar recarregar, roupas que eliminam os odores ruins do corpo, entre outros.
O setor de cosméticos, que movimenta uma quantidade enorme de dinheiro no mundo e mexe com a vaidade feminina e, mais atualmente, com a masculina também, não ficará atrás. Desenvolverá novos produtos de rejuvenescimento da pele, e sabonetes líquidos de dupla ação
Postado por: Thuany Maiorali

segunda-feira, agosto 19, 2013


0
Achei esse vídeo muito legal pois mostra como foi a Revolução Industrial de uma forma muito bem explicada e de fácil entendimento.




Postado por:Amanda Scola

domingo, agosto 18, 2013


A revolução industrial e a sociedade

0
A revolução industrial mudou radicalmente a estrutura da sociedade, homens passaram a ser substituídos por máquinas, que produziam mais e custavam muito menos. Isto fez com que os problemas sociais aumentassem, pois muitas pessoas que antes trabalhavam de forma artesanal, ficaram sem emprego. Eram acostumadas à uma forma mais lenta de vida, no meio rural, trabalhando apenas para sobreviver da terra. Agora passariam a trabalhar muito mais para os empresários, ganhando as vezes menos do que estavam ganhando antes.
A sociedade se dividiu em Burgueses, os que detinham as fábricas e controlavam a economia, e os Proletariados, que tinham a força de trabalho. O capitalismo se fortaleceu, quem produzisse mais, estava acima dos outros.
Um filme que retrata bem a revolução é o “Tempos Modernos”, com Charles Chaplin, de 1936. Nele, Chaplin é um funcionário de uma grande fábrica na Europa, e fica tão alienado por causa do ritmo de trabalho, que acaba despedido. Depois, para não morrer de fome, rouba comida, juntamente com uma menina de rua. É preso várias vezes, até por ser confundido com um manifestante em uma greve na empresa onde trabalhava. O filme mostrou de forma humorística como os trabalhadores eram tratados.

Postado por:Bianca Diniz

sexta-feira, agosto 16, 2013


Os lideres na Revolução Industrial

1
A revolução industrial aconteceu em meados do século XIX, e foram a revolução: carbonífera, naval, têxtil, siderúrgica. Os líderes dessa primeira revolução foram: Inglaterra, França, EUA, Japão, Itália, Alemanha, Canadá e Rússia.
A segunda foi em XX, com a revolução petrolífera, elétrica, química, motora. Com seus lideres: EUA e Alemanha. A terceira em 1980, com a revolução nuclear, robótica, informática e telecomunicações. Os lideres eram EUA e Japão.

Postado por: Mariana Ferraz



quinta-feira, agosto 15, 2013


Explicação Revolução Industrial

0
Achei essa imagem muito interessante, tem uma explicação básica sobre a revolução industrial.




Postado por: Isabela Alonso

quarta-feira, agosto 14, 2013


O Capitalismo na Revolução Industrial

0
A transformação ocorreu com a introdução da indústria moderna na Inglaterra, que marcou o início do Capitalismo industrial. Tudo isso modificou as relações sociais e territoriais, aprofundou a competição entre os povos, concentrou a população no espaço urbano e provocou o crescimento cada vez maior das cidades. Com a invenção da máquina a vapor, em 1769, a produção industrial teve grande impulso. Nas fábricas, os trabalhadores eram obrigados a trabalhar no ritmo definido pelas máquinas. Outra parte da mão-de-obra disponível foi requisitada para o trabalho nas mina de carvão. Ao mesmo tempo, estabeleceu a divisão internacional do trabalho entre os países industriais e as regiões fornecedoras de produtos agrícolas e minerais. 



Postado por: Thuany Maiorali

segunda-feira, agosto 12, 2013


Resultados da Revolução Industrial

0
A Revolução Industrial provocou grandes transformações no mundo:

- Economia:

  • A atividade industrial passou a ocupar o centro da vida econômica;
  • Formaram-se grandes empresas industriais e o trabalho assalariado passou a predominar em toda parte (capitalismo industrial).
- Sociedade:

  • Afetada pelo êxodo rural e pelo crescimento da vida urbana;
  • Começou a formar as cidades industriais;
  • Aumento da população mundial;
  • A burguesia industrial se fortaleceu, e começou a ganhar cada vez mais destaque a classe operária
- Política:

  • Houve a queda do Estado Absolutista, disputa entre países europeus pelo domínio das colônias na África e na Ásia com o objetivo de obter matérias primas para a indústria e consumidores para os produtores manufaturados;
  • Começaram a aparecer ideias políticas, sociais e econômicas tentando explicar a nova situação e solucionar os novos problemas.

Postado por: Amanda Scola

domingo, agosto 11, 2013


Revolução Industrial

0
A revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal característica dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.
A primeira revolução ficou caracterizada por duas importantes invenções que propunham uma reviravolta no setor produtivo e de transportes: a ciência descobriu a utilidade do carvão como meio de fonte de energia e a partir daí desenvolveram ao mesmo tempo a máquina a vapor e a locomotiva. Ambos foram decisivas para dinamizar o transporte de matéria-prima, pessoas e distribuição de mercadorias, dando um novo cenário aos meios de se locomover e produzir. 


Postado por:Bianca Diniz

sexta-feira, agosto 09, 2013


A economia antes e depois da Revolução Industrial

0
Antes da Revolução Industrial a economia era baseada no mercantilismo, comércio marítimo e a base da economia de muitos países era na agricultura, em pequenas oficinas artesanais. Depois da Revolução a economia passou a depender das Indústrias, na fabricação de produtos,depois a economia passou a ficar centrada no comércio surgindo varias fases do capitalismo como por exemplo; o capitalismo industrial, comercial, financeiro etc.




Postado por: Mariana Ferraz

quinta-feira, agosto 08, 2013


Principais consequências da Revolução Industrial

0
- Diminuição do trabalho artesanal e aumento da produção de mercadorias manufaturadas em máquinas; - Criação de grandes empresas com a utilização em massa de trabalhadores assalariados; - Aumento da produção de mercadorias em menos tempo; - Maior concentração de renda nas mãos dos donos das indústrias; - Avanços nos sistemas de transportes (principalmente ferroviário e marítimo) à vapor; - Desenvolvimento de novas máquinas e tecnologias voltadas para a produção de bens de consumo; - Surgimento de sindicatos de trabalhadores com objetivos de defender os interesses da classe trabalhadora; - Aumento do êxodo rural (migração de pessoas do campo para as cidades) motivado pela criação de empregos nas indústrias; - Aumento da poluição do ar com a queima do carvão mineral para gerar energia para as máquinas; - Crescimento desordenado das cidades, gerando problemas de submoradias; - Aumento das doenças e acidentes de trabalhos em função das péssimas condições de trabalho nas fábricas; - Uso em grande quantidade de mão-de-obra infantil nas fábricas.




Postado por:Isabela Alonso

quarta-feira, agosto 07, 2013


Os principais fatores da Revolução Industrial

0
O aparecimento da revolução industrial se deve a três fatores: 
- A revolução comercial 
- Ao acúmulo de capitais que se deu na livre circulação das mercadorias 
- As descobertas de novos mercados que enviaram grandes quantidades de ouro e prata, especiarias, escravos e outros recursos que proporcionaram o embasamento necessário para a ocorrência da Revolução Industrial.

Postado por: Thuany Maiorali 

segunda-feira, agosto 05, 2013


Quando ocorreu a revolução industrial?

0
A Revolução Industrial ocorreu primeiramente na Inglaterra, no século XVIII, e nos séculos XIX e XX se espalhou por outros países, tais como, França, Bélgica, Alemanha, Itália, Rússia, Japão e Estados Unidos.



Postado por: Amanda Scola

domingo, agosto 04, 2013


As Primeiras Manifestações Operárias

0
Os operários ficaram insatisfeitos com as duras condições em que o trabalho era desenvolvido nas fábricas e com o desconhecimento lega de direitos elementares, e essa insatisfação se manifestou de modo violento quando determinadas circunstâncias tornaram algumas situações de trabalho ainda mais intoleráveis
Uma das primeiras queixas eram contra o desemprego devido as frequentes crises industriais, por isso as primeiras manifestações operárias são contra as máquinas, porque elas provocavam desemprego e diminuição do salário. É nisso que surgem as primeiras associações operárias, que reclamavam a regulamentação dos salários de acordo com o preço do pão, no entanto, os patrões se negaram e a estipulação dos salários continuou submetida à livre decisão do patrão. Na década de quarenta do século XIX os operários conseguiram importantes conquistas: - Em 1844 o horário de trabalho da mulher foi limitado a 12 horas; - Em 1847 o horário de trabalho de mulheres e crianças foi limitado a 10 horas. Na segunda metade do século XIX, houve uma rápida melhoria das condições de trabalho, resultado do desenvolvimento das conversações entre operários, patrões e governantes.


Postado por:Bianca Diniz

sexta-feira, agosto 02, 2013


Moda na Revolução Industrial

0
A Revolução Industrial trouxe também uma revolução no mundo da moda, mesmo porque a revolução industrial ocorreu basicamente na área têxtil, com máquinas que produziam grande variedade de tecidos e substituíram o trabalho dos artesões tão populares antigamente.
A partir daí a burguesia começa a ditar a moda: os homens adotaram o estilo dos trajes ingleses, com cartola alta, laço no pescoço, casaco bicudo, peitilho, calças e sapatos de botões, eliminando as casacas bordadas, as rendas e os sapatos de fivelas.
As mulheres também passaram a usar um estilo mais leve, com saias que apertavam por baixo dos seios e caíam até os pés, definindo mais o corpo. Leques eram muito usados na época, considerados como um acessório muito fino.
Em meados do século XIX, surgiram as primeiras publicações impressas ilustradas exibindo mais o vestuário e fazendo a divulgação dos estilos da época.




















Postado por:Mariana Ferraz


quinta-feira, agosto 01, 2013


Revolução Industrial

0
Enquanto acontecia a revolução francesa(que trouxe 

grandes transformações), a Inglaterra começou seu primeiro 

processo da Revolução industrial no mundo. Essa revolução
 
não foi uma revolução violenta e militar, foi uma revolução 

gadual, técnica e econômica. 
 
 A Revolução industrial representou o desenvolvimento 
 
inevitável do capitalismo comercial ao fabril, como também 

a instituição a consolidação da burguesia industrial como 

camada social dominante.



 Postado por:Isabela Alonso