A inconfidência mineira significou a luta do povo brasileiro pela liberdade, pois o Brasil sofria com os abusos políticos e com as cobranças de altas taxas e impostos.
Outro motivo desse movimento foi a criação da Derrama, onde cada região deveriam pagar alguma quantidade de ouro por ano para a metrópole. Se a região não conseguisse cumprir, soldados da coroa entravam nas casas das famílias e retiravam seus bens até completar o valor devido.
A questão da escravidão, não tinha consenso em relação à libertação dos escravos. Alguns inconfidentes era a favor da abolição da escravidão. Mas tinha os que eram contrários e queriam a independência sem as transformações sociais.
Alguns membros da elite brasileira eram influenciados pelas idéias de liberdade que vinham do iluminismo, onde começaram a se reunir e achar alguma solução definitiva para o problema, no caso a conquista da Independência.
O fim da Conjuração Mineira foi deletado por Joaquim Silvério dos Reis em troca do perdão de suas dívidas com o governo.
Tiradentes tomou a responsabilidade desse movimento e foi enforcado e teve seu corpo esquartejado, enquanto alguns inconfidentes foram presos e condenados.
Postado por :Amanda Scola
0 comentários:
Postar um comentário