Centenas de escravos fugiram para o quilombo dos palmares, local de muitas palmeiras onde dezenas de mocambos cada um com seu chefe, com centenas de homens e mulheres com o objetivo de viver em liberdade.
Palmares era afastado do litoral, com terra fértil onde predominavam onde predominavam palmeiras e era cercada por alta cerca de pau-a-pique, e possuía apenas três entradas, na qual cada uma vigiada por 200 guerreiros. Os negros viviam das culturas do milho, mandioca, feijão e bananeiras, possuíam armas e munições com o qual foi organizada a republica dos Palmares, abrigando, por quase um século, o anseio de liberdade dos negros, sob o comando do rei Ganga-Zumba, o deus da guerra. Com sua morte, o seu substituto foi Zumbi, rei dos Palmares.
Zumbi foi um herói negro, nasceu no Quilombo, em 1655 e ainda jovem, foi capturado por soldados e doado ao Pe. Antônio Melo, que o batizou com o nome de Francisco e lhe ensinou português e latim. Em 1670, fugiu da paróquia e retornou ao Quilombo, onde se tornou líder organizando a resistência aos ataques militares. Possuía grande poder espiritual e queria liberdade para todos.Zumbi foi morto no dia 20 de novembro, data em que hoje se comemora o "Dia Nacional da Consciência Negra’’.
Postagem Feita por:Bianca Diniz
0 comentários:
Postar um comentário