sexta-feira, maio 24, 2013


Curiosidades sobre a Revolução Francesa

1
Você sabia quê:





O ultimo pedido da rainha Maria Antonieta antes de ser guilhotinada foi que os franceses dessem tempo para ela (acabou ficando para o dia seguinte) para que morresse elegante. Ela foi decapitada antes do almoço, como são pontuais, fizeram o intervalo do almoço e enquanto o corpo esperava para ser sepultada uma artista plástica da Inglaterra, a moldou em gesso e hoje está exposto no museu de Londres.

Maria Antonieta, tomava conta da agenda do rei Luiz XVI e ela nunca deixava coincidir a folga dele com as aventuras amorosas dela.

  O Rei Luiz XVI, tinha o horário certo para fazer cocô, e a população disputava espaço para ver de perto o rei "obrando
".


Danton Guilhotin aperfeiçoou a guilhotina e foi decapitado por ela



O balé serviu como meio de propaganda política, como no baile à la victime, no qual as mulheres dançavam com uma fita vermelha atada ao pescoço, simbolizando a guilhotina. 

  A população parisiense invadiu o castelo para pegar o trigo que estava estocado.

Um dos problemas da retirada do apoio das mulheres a Robespierre foi a falta de sabão, já que ganhavam um dinheirinho lavando roupas.


A moda das perucas brancas surgiu no século XVII por causa da calvície do rei francês Luís XVI e de um surto de piolhos. Na mesma época em que Luís XVI começou a ficar careca, uma epidemia de piolhos originada no Palácio de Versalhes, onde ele vivia, atingiu toda a França. Isso obrigou os nobres a rasparem a cabeça. Para disfarçar a falta de cabelo, o rei e a nobreza passaram a usar perucas brancas. Com o tempo, elas acabaram se tornando um símbolo da aristocracia. O hábito só caiu em desuso depois da Revolução Francesa. Na Inglaterra, passaram a fazer parte da indumentária oficial de juízes e advogados, para indicar sua condição superior. O hábito existe no país até hoje.

Postado por: Mariana Ferraz

1 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário